Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A história das Olimpíadas

  Em respito a um deus grego, o "mais poderoso" denominado Zus, a Grécia se reunia a cada quatro anos no Peloponeso, perto dos rios Alfeu e Giadeo, onde se localizava a cidade de Olímoia, que a partir do ano 776 a.C. deu origem ao nome da maior competição esportiva da história da humanidade, os Jogos Olímpicos, que atualmnte denomina-se Olimpíadas. A principio apenas homens eram permitidos na competição.
  Atenas foi escolhida plo Barão de Cobertin com mito espaço para a retomada dos Jogos Olímpicos em 1896, passando a serem conhecidos como os Jogos da Era Moderna.
  Dos 13 países que participaram dos Jogos de 1896, em Atenas, aos 187 países e 10.788 atletas presentes em Atlanta, na 26ª Olimpíada da Era Moderna, mudaram conceitos, que antes era “importante é competir, não vencer”, hoje se você não vencer, você não é bom o suficiente pra nada, ou então até é motivo para muita violência, que pode até gerar morte, e muitas vezes a razão seria apenas inveja, ou raiva por ter perdido, e o outro ter ganhado.
2-

Curiosidades:

        
1- O palco da Primeira Olimpíada da Era Moderna, realizada em Atenas em 1896, foi o Estádio Panathenaic. A base do estádio era composta por uma estrutura de mármore, feita no século IV a.C.

2- O Cabo de Guerra foi um esporte olímpico entre os anos de 1900 e 1920.

3- Na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos os atletas da delegação da Grécia são os primeiros a desfilarem. Logos após vem os atletas do país sede e na sequência os dos outros países em ordem alfabética.

4- Foi somente a partir das Olimpíadas de Londres (1908) que os atletas passaram a desfilar de forma organizada na cerimônia de abertura. Antes de 1908, os atletas entravam e saíam do estádio sem qualquer organização.

5- O lema das Olimpíadas, "Citius, Altius, Fortius", foi criado pelo francês Henri Didon para os jogos de Paris (1900). O lema, que traduzido significa "mais rápido, mais alto, mais forte" é usado até a atualidade.

Ágata e Maurício 

Nenhum comentário:

Postar um comentário