A principio, os jogos eram realizados apenas Olímpia, na Grécia.
Aproximadamente 13 000 atletas competem nos jogos, que possue 33 modalidades e cerca de 400 eventos.
Os jogos vem crescendo muito, e quase todos os países já são representados.
Em cada comeptição à 3 ganhadores, que são premiados com: 3° lugar - medalha de bronze, 2° lugar - medalha de prata, e 1° lugar - medalha de ouro.
5 curiosidades sobre os Jogos Olímpicos:
O mascote olímpico - Adotado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1968, em Grenoble, na França, servem como embaixadores e mensageiros da amizade e personificam a cultura ou a fauna da região onde se realizam os Jogos Olímpicos. Portanto, mudam a casa edição do evento.
Tocha: Desde os primeiros jogos da Antiguidade, a Chama Olímpica era acesa e carregada por atletas. A pira sagrada queimava no altar de Zeus durante todo o período das competições. Ela foi reintroduzida em 1928, nas Olimpíadas de Amsterdã. Nos Jogos de Berlim de 1936, pela primeira vez a chama foi acesa na Grécia e transportada para a nova sede das Olimpíadas, em uma tocha, por atletas que se revezaram durante o trajeto. A idéia foi adotada e vem sendo mantida em todos os Jogos desde de 1952.
Na Olimpíada de Roma, em 1960, o ciclista dinamarquês Knut Jensen morreu durante a prova de perseguição por equipes. O laudo falava em "insolação", mas a autópsia constatou que ele havia ingerido grandes doses de anfetaminas.
O halterofilista sul-coreano Sa Jae-Hyouk, durante a disputa da prova de levantamento de peso para homens de até 77 kg, deslocou o cotovelo direito Ele deixou a barra de peso de 158 kg cair para trás, causando o deslocamento, e em seguida ficou deitado no chão da Excel Arena, pois não agüentou a dor.
Os cinco anéis - Nas cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho, interligados sobre um fundo branco, os anéis olímpicos foram idealizados em 1913 pelo Barão Pierre de Coubertin e introduzido nos Jogos de Antuérpia em 1920. Os anéis representam a união dos cinco continentes e pelo menos uma de suas seis cores, incluída a branca, existe na bandeira de cada um dos países filiados ao COI.
Ana Luiza Botan e Lais Lanfredi
Nenhum comentário:
Postar um comentário